Brexit: um desastre!

junho 26, 2016.

[caption id="attachment_3033" align="aligncenter" width="300"]A dúvida dos britânicos terminou: BREXIT venceu (Stock Photo, 05/2016) A dúvida dos britânicos terminou: BREXIT venceu (Stock Photo, 05/2016)[/caption]

De proporções incalculáveis, a decisão dos ultraconservadores britânicos de retirar-se da União Europeia, está analisada de maneira absolutamente esclarecedora por John Oliver em seu programa "Last week Tonight", veiculado pelos canais HBO.

O programa, banido por algum tempo no Reino Unido, pode ser visto (em inglês) no vídeo que MUNDO SÉCULO XXI exibe.

Embora todo em inglês vale a pena ser visto para que se tenha uma boa dimensão da imensa besteira feita pelos bons e maus ingleses, traídos pelo seu histórico mau humor e pelo moderno ódio aos imigrantes que em desespero lhes pedem uma ajuda que agora começa a ser cruelmente negada. Como referiu o The Economist, não deram importância ao Brexit achando que na hora agá os votantes resolveriam o problema, mas isto não aconteceu. Nos EUA não estão dando importância a Donald Trump por acharem que os eleitores na hora agá o derrotarão. Mas, e se não acontecer, se o resultado for o mesmo que o agora visto no UK?

E o que virá em seguida? Ademais das consequências para o seu próprio povo, entre as quais a ameaça de ainda maior desmanche do National Health System, entre as ameaças mais imediatas estão a perda pelo Reino Unido da Escócia (que votou pela União Europeia e nela quer permanecer) e da Irlanda do Norte. Esta, caso opte por unir-se uma vez mais à Irlanda, poderá provocar o recomeço da guerra entre católicos e protestantes que tanto mal causou no passado recente. Na prática, the British Island (a Ilha britânica) voltará a ser a ilha que sempre foi.

O vídeo também pode ser visto no link: https://www.youtube.com/user/LastweekTonight"

Tags: [Brexit, Reino Unido, União Europeia]