Petrobrás: MPF denuncia 27 por corrupção

março 25, 2015.

O Ministério Público Federal, às vésperas do primeiro ano completado pela Operação Lava Jato formalizou denuncia contra 27 pessoas por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, aprofundando ainda mais o mega escândalo que corrói a maior empresa pública do país.

No mar de lama que se vai adensando, nesta que é a 10a. fase da Operação - denominada de Que país é esse - consolidou-se como figura de proa entre os acusados o Tesoureiro do Partido dos Trabalhadores João Vaccari Neto.  Já o ex-Diretor de Serviços da Petrobrás, Renato de Souza Duque, uma vez mais foi preso, ao lado do doleiro Alberto Youssef e de duas dúzias de dirigentes e executivos das empresas OAS, Mendes Júnior e Seital por fraudes em contratos nas obras da Replan, Interpar, Gasoduto Pilar/Ipojuca e Gasoduto Urucu/Coari.

O teor da denúncia inclui a informação de que Vaccari e Duque se reuniam para formalizar o pagamento de propina. Confirmando o que o PT tem reiteradamente afirmado, o dinheiro entrava no caixa do Partido como doação lícita, mas era proveniente de propina retirada dos próprios contratos firmados com a Petrobrás. Na prática, Vaccari - que indicava as contas onde os valores deviam ser depositados -, lavava o dinheiro da propina permitindo que fossem contabilizadas como ingresso lícito de fundos.

Foram detidos pela PF, em ordem alfabética:  Adir Assad -Agenor Franklin Magalhães Medeiros -Alberto Elísio Vilaça Gomes -Alberto Youssef -Ângelo Alves Mendes -Augusto Ribeiro de Mendonça Neto -Dario Teixeira Alves Júnior - Francisco Claudio Santos Perdigão - João Vaccari Neto - José Aldemário Pinheiro Filho - José Américo Diniz - José Humberto Cruvinel Resende - Julio Gerin de Almeida Camargo - Lucélio Roberto Von Lehsten Góes - Luiz Ricardo Sampaio de Almeida - Mario Frederico Mendonça Góes - Marcus Vinícius Holanda Teixeira - Mateus Coutinho de Sá Oliveira - Paulo Roberto Costa - Pedro José Barusco Filho - Renato de Souza Duque - Renato Vinícios de Siqueira - Rogério Cunha de Oliveira - Sérgio Cunha Mendes - Sonia Mariza Branco - Vicente Ribeiro de Carvalho - Waldomiro de Oliveira.

Quinze são de empreiteiras, cinco são operadores mais quatro a eles ligados, dois são ex-diretores da Petrobrás e um ex-gerente da estatal. Este processo envolve 24 doações feitas ao longo de 18 meses movimentando a importância de R$ 4.260.000,00.

Tags: [corrupção, Operação lava jato, Petrobrás, PT, Tesoureiro do PT]