Vinhos: você sabia?

dezembro 17, 2014.

Dando sequência à divulgação de materiais editados pela Wine Folly (winefolly.com/wine-basics-beginners-guide/), aqui estão algumas orientações sobre fundamentos da arte de bem beber vinhos e esclarecimentos sobre dúvidas comuns do dia a dia, na base de perguntas e respostas.

1. Como melhorar um vinho de baixo preço?

Experimente decantá-lo! Na verdade, qualquer vinho, por barato que seja, ganha com a decantação. É comum que esses vinhos tenham um cheiro pouco agradável logo ao serem abertos, devido à presença por vezes exagerada de dióxido sulfúrico (o rótulo, na parte posterior da garrafa, sempre indica a sua presença), ao qual nosso nariz costuma ser muito sensível e isso pode arruinar qualquer degustação. Felizmente  esses aromas indesejados se esvaem rapidamente com 30 ou 40 minutos de decantação e, com isso, seu vinho tem uma importante e imediata melhora. Em climas quentes como o nosso a temperatura do vinho pode ser um problema, pois a garrafa que vem a 16º da adega, com 40 minutos "ao tempo", pode chegar a uma temperatura ambiente de 24º, o que liquida qualquer tinto. Em tal caso, procure manter a temperatura com pedras de gelo em torno ou com breves estágios na geladeira . O costume, no entanto, é decantar vinhos mais velhos e caros, especialmente os mais potetntes como os bons cabernet sauvignons, italianos como barolo, chianti, os super toscanos, bons syras, malbecs, que exigirão pelo menos uma hora no decanter. Se você achar a espera longa demais, quem sabe ajuda-a a passar mais rápido abrindo um branco que não exige decantação? Ao final a limpeza do decanter é essencial. Use água quente e depois gire-o com água fria, o que ajuda a evitar que o vidro fique embaçado. Use sabão neutro.

2. Quantas taças numa garrafa de vinho?

Embora não seja um número exato, garrafas padrão de 750 ml fornecem 5 taças com doses de 150 ml cada, com alguma variação segundo o teor alcoólico do vinho.

3. O que há numa garrafa de vinho?

Veja a figura. Basicamente, o conteúdo é de cerca de 520 bagos de uva (em torno de 950 gramas). São 750 calorias, entre 460 de um vinho branco seco e 820 de um tinto possante, mas pode chegar a 1440 em um doce fortificado. O líquido: minerais, açúcar, água,, antocianinas e ácidos (tartárico, málico, láctico, cítrico, succínico, acético).

4. Quanto tempo para uma garrafa?

Em média, duas pessoas bebem uma garrafa de vinho em 2 horas e meia.

5. Quanto pesa uma garrafa cheia?

Em média o peso é de 1,2 quilogramas . Uma caixa com 12 garrafas pesa em torno de 13,5 e 18 quilogramas. Vale observar que garrafas de vidro respondem por 50% do peso total, ficando os outros 50% para o vinho.

[caption id="attachment_1405" align="alignleft" width="172"]O que há em uma garrafa de vinho? (Wine Folly image) O que há em uma garrafa de vinho? (Wine Folly image)[/caption]

6. Como escolher entre as variedades de vinhos disponíveis no mundo?

Difícil tarefa. Há 1.368 variedades confirmadas de vinhos no mundo. A uva mais plantada, contudo, é a cabernet sauvignon. Considere-se, ainda, que o nível atual de produção significa que chegam ao mercado 5 garrafas para cada habitante da Terra. Se você, ao longo de toda sua vida adulta, beber uma garrafa por semana, ao final terá consumido aproximadamente 2.970 garrafas de vinho.  No mesmo período de tempo se o seu costume for de uma taça a cada noite, seu consumo total chegará a 4.160 garrafas de vinho.

Tags: []