Saúde e Segurança no Trabalho - o Brasil e o Prevencia em outubro

agosto 14, 2014.

A Organização Ibero-Americana de Seguridade Social acaba de divulgar sua "Convocatoria Prevencia 2014", anunciando o VII Congresso de Prevenção de Riscos Laborais na América Latina, a realizar-se no Hotel Camino Real Polanco da Cidade do México dias 16 e 17 de outubro próximos.

O evento desenvolver-se-á em torno de quatro objetivos principais: a) debater e aprovar a II Estrategia Ibero-Americana de Segurança e Saúde no Trabalho; b) Analisar os modelos preventivos desenvolvidos na região com suas questões técnicas, divulgando as melhores práticas; c) Avançar no tema dos registros de dados de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais a fim de obter indicadores confiáveis que facilitem os programas de luta contra a sinistralidade laboral; d) iomplementar a Estratégia por meio do apoio a Planos de Ação nacionais.

O programa de atividades do Congresso estará disponível no site da OISS: www.oiss.org. A assistência é livre a todos os participantes, sem necessidade de prévia inscrição. Os que desejarem fazer uma apresentação acerca dos temas principais ou de suas iniciativas devem contatar o endereço eletrônico forosprevencia2014@oiss.org, indicando no assunto: "Propuesta de ponencia para PREVENCIA 2014".

Trata-se de uma oportunidade particularmente relevante para as instituições do ramo e para os profissionais brasileiras, considerando as estatísticas que revelam números sempre assombrosos de acidentes e doenças do trabalho, dificuldades e pouca consistência da área de SST (Saúde e Segurança no Trabalho) no país, sem um programa ou uma coordenação definida em âmbito nacional, não obstante a multiplicidade de organizações e setores (não articulados entre si) diretamente envolvidos como: Ministérios do Trabalho que ademais da fiscalização dos ambientes laborais conta com a tradicional Fundacentro; da Previdência Social que tem a seu cargo a concessão de benefícios acidentários ademais da reabilitação funcional e promoção do retorno às atividades normais dos trabalhadores; da Saúde com seus Cerest (Centros de Saúde do Trabalho) que deveriam estar articulados com a rede do SUS; da Assistência Social (que já foi também do Combate à Fome); Sindicatos; Federações e Confederações de empregadores e de empregados; os Esses (Sesi, Senai, etc.); as Empresas com seus serviços de saúde diretos ou contratados; as Empresas prestadoras de serviços, incluindo os Planos de Saúde que atuam na área ocupacional; os órgãos da Justiça do Trabalho.

Para maiores informações sobre o PREVENCIA 2014 está à disposição o Representante da OISS no Brasil, Dr. Baldur Oscar Schubert no seguinte endereço:

Organização Ibero-Americana de Seguridade Social - SCS, Quadra 3, Bloco A, Loja 74 (Edifício ANASPS) em Brasília/DF. Fone 61.33215651 - Email: schubert.oissbr@anasps.org.br

Tags: [Acidentes do Trabalho, Doenças do Trabalho, e Segurança no Trabalho, Prevencia, Saúde Pùblica, SST]